segunda-feira, 22 de abril de 2013

Conhecer a água no concelho - SRC


"O Sistema Regional do Carvoeiro (SRC), tem por objecto o abastecimento de água em alta a 6 concelhos do Baixo Vouga- Águeda  Aveiro, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Ílhavo e Murtosa- designadamente a captação, tratamento e adução até aos centros de distribuição e armazenamento principal. Abastece ainda Válega do concelho de Ovar .  
O SRC é um projecto constituído por um conjunto de órgãos de captação, tratamento, transporte e armazenamento de água desde a sua origem, localizada em poços abertos nos aluviões do rio Vouga perto da povoação do Carvoeiro no concelho de Águeda, até aos concelhos associados." (fonte: Associação de Municípios do Carvoeiro - Vouga).

"O SRC é fundamentalmente constituído por duas partes: a primeira integra a parte elevatória do sistema e vai desde os poços de captação até um grande reservatório (RPA) de 7 500 m3 localizado em Albergaria-a-Velha; a segunda parte é gravitica e nela se incluem os orgãos localizados para jusante do RPA.
Ao todo fazem parte do sistema 15 reservatórios, uma estação de tratamento, 3 estações elevatórias, 16 500 metros de condutas elevatórias e 84 800 metros de condutas graviticas. A população a servir em cada mancha populacional, condiciona naturalmente o dimensionamento de condutas e reservatórios.
Assim, verifica-se que os diâmetros das condutas vão desde 700 mm até 80 mm, enquanto a capacidade dos reservatórios varia desde 2 200 m3 até 200 m3, para além do RPA o qual, conforme já se referiu , pode armazenar 7 500 m3." (fonte: Águas do Vouga)

  • Observa o vídeo (da responsabilidade da Associação de Municípios do Carvoeiro-Vouga e da Águas do Vouga e que me foi oferecido para utilizar em contexto educativo com os alunos):



Atualmente este sistema está integrado na AdRA - Águas da Região de Aveiro.

"A AdRA – Águas da Região de Aveiro, S.A. surge após a celebração do contrato de parceria pública para a gestão integrada dos serviços de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais urbanas, entre o senhor Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, em representação do Estado Português, e os senhores Presidentes das Câmaras Municipais de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos, a 29 de julho de 2009.
 Em março de 2010 também o município de Ovar deliberou solicitar a sua integração na parceria pelo que a área abrangida pela empresa corresponde a uma área de cerca de 1.500 Km2 e uma população residente de perto dos 350.000 habitantes." (fonte: AdRA - Águas da Região de Aveiro).

"O Sistema de Águas da Região de Aveiro, é um sistema territorialmente integrado, criado pela agregação dos sistemas municipais de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais urbanas dos municípios envolvidos na parceria e nas infraestruturas e equipamentos a construir.(fonte: AdRA - Águas da Região de Aveiro).

  • Podes consultar a qualidade da água fornecida no nosso concelho clicando aqui ou na imagem.

água, tratamento da água, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Murtosa, Estarreja, Águeda, Ílhavo, Sistema Regional Carvoeiro, AdRA, Águas do Vouga, Associação dos Municípios Carvoeiro-Vouga
(imagem retirada do site da  AdRA - Águas da Região de Aveiro)



3 comentários:

  1. Olá professor já estive a ver a parte das ciencias naturais no blog.

    Guilherme Ventura 5B

    ResponderEliminar
  2. Guilherme!

    Espero que não seja só ver por ver...!
    A intenção é ver se se estas mensagens vos ajudam a estudar para o teste...

    ResponderEliminar
  3. Olá professor adori ver aquilo da adRA! Para sabermos de onde vem a água do nosso concelho! Também gostei da imagem da terra a entrar na água! É que parece mesmo que está a cair do céu!

    Guilherme Ventura 5B

    ResponderEliminar